segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Oficina de Papel no Teatro D. Maria II

A Oficina do Cego integra o programa de cursos do Teatro Nacional D. Maria II com uma oficina de papel para alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico:

OFICINA DE PAPEL
7, 14, 21 e 28 de Novembro 2012
4.ª 9h30 às 13h
Oficina de Cenografia

Oficina desenvolvida no âmbito da exposição "Teatro em folhetos: a coleção do D. Maria”, patente na 1.ª Ordem do TNDM II.
Após uma breve introdução sobre a História e importância das publicações de cordel, e tendo como ponto de partida a riqueza gráfica das suas capas, pretende dar-se a conhecer aos participantes técnicas básicas de encadernação, impressão e acabamento, aproximando o público do livro enquanto objeto artístico e patrimonial e realçando a importância da sua preservação.
Descrição:
Através da impressão por meio de caracteres móveis tipográficos e do uso de canetas de feltro em capas de folhetos de cordel, os participantes tomarão parte na conceção gráfica do objeto.
Com o incentivo à livre criação e combinação de diferentes formas, cores e técnicas, pretende-se que o resultado final seja o mais diversificado possível.
Os cadernos que constituirão o miolo da publicação serão feitos manualmente através das técnicas de dobragem e vinco. Uma costura simples terminará o trabalho, casando a capa com o miolo e dando-lhe o seu aspeto final.

Objetivos:
Possibilitar o contacto com técnicas de produção livreira em desuso.
Desenvolver competências de âmbito manual e conceptual.


formadores Sara Figueiredo Costa e Manuel Leitãodirigida a grupos escolares mediante marcação prévia (2.º e 3.º ciclos do ensino básico)
número limite de participantes 14 por sessão
data limite de inscrição 31 de outubro
preço por aluno 2€

Sem comentários:

Enviar um comentário