domingo, 28 de outubro de 2012

Oficina do Cego no Pecha Kucha

Mais logo (19h00), no Teatro do Bairro, em Lisboa, a Oficina do Cego participa na Super Pecha Kucha Night Lisbon, um fórum informal para a apresentação de trabalho criativo proveniente de diferentes disciplinas.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Oficina de Papel no Teatro D. Maria II

A Oficina do Cego integra o programa de cursos do Teatro Nacional D. Maria II com uma oficina de papel para alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico:

OFICINA DE PAPEL
7, 14, 21 e 28 de Novembro 2012
4.ª 9h30 às 13h
Oficina de Cenografia

Oficina desenvolvida no âmbito da exposição "Teatro em folhetos: a coleção do D. Maria”, patente na 1.ª Ordem do TNDM II.
Após uma breve introdução sobre a História e importância das publicações de cordel, e tendo como ponto de partida a riqueza gráfica das suas capas, pretende dar-se a conhecer aos participantes técnicas básicas de encadernação, impressão e acabamento, aproximando o público do livro enquanto objeto artístico e patrimonial e realçando a importância da sua preservação.
Descrição:
Através da impressão por meio de caracteres móveis tipográficos e do uso de canetas de feltro em capas de folhetos de cordel, os participantes tomarão parte na conceção gráfica do objeto.
Com o incentivo à livre criação e combinação de diferentes formas, cores e técnicas, pretende-se que o resultado final seja o mais diversificado possível.
Os cadernos que constituirão o miolo da publicação serão feitos manualmente através das técnicas de dobragem e vinco. Uma costura simples terminará o trabalho, casando a capa com o miolo e dando-lhe o seu aspeto final.

Objetivos:
Possibilitar o contacto com técnicas de produção livreira em desuso.
Desenvolver competências de âmbito manual e conceptual.


formadores Sara Figueiredo Costa e Manuel Leitãodirigida a grupos escolares mediante marcação prévia (2.º e 3.º ciclos do ensino básico)
número limite de participantes 14 por sessão
data limite de inscrição 31 de outubro
preço por aluno 2€

Assembleia Eleitoral: resultados

No passado dia 12 de Outubro, a Oficina do Cego reuniu a sua Assembleia Eleitoral no sentido de cumprir o processo de eleição de novos órgãos sociais. A Lista A, única lista que se apresentou, foi eleita com 11 votos, não tendo sido contabilizados quaisquer votos nulos ou votos em branco.
O programa com que a lista A se apresentou às eleições pode ser consultado aqui.

sábado, 20 de outubro de 2012

COMUNICADO


Caros associados e amigos da OC

Faz já algumas semanas que anunciamos a mudança para um novo espaço com melhores condições e acessibilidade, que estava prevista para meados de Outubro. Infelizmente, e contrariamente às nossas expectativas, tal não foi possível devido a atrasos nas obras. Esta nova etapa da vida associativa terá que esperar. No entanto, continuamos activos em prol da divulgação das artes gráficas e da pequena edição e em breve anunciaremos eventos e lançamentos para Dezembro.
Aproveitamos para agradecer o apoio de todos os que contribuíram com ofertas para o apetrecho da nova sede.

A Direcção

domingo, 7 de outubro de 2012


A todos os associados e interessados:

Tendo findado o prazo estipulado para a apresentação de candidaturas aos órgãos sociais para o triénio de 2012-2015, vimos por este meio divulgar a única lista concorrente, de acordo com o documento entregue à Direcção ainda vigente. Recordamos a todos os associados que a Assembleia Eleitoral está marcada para o próximo dia 12 (sexta-feira), pelas 21 horas, no nº 4 da Rua Newton, em Lisboa. De acordo com o Regulamento Interno, "A Assembleia-geral reunirá em primeira sessão à hora constante da respectiva convocatória desde que estejam presentes pelo menos dois terços de associados que se encontrem no pleno gozo dos seus direitos sociais.
3. Se à hora marcada para a primeira sessão não estiver presente o número de associados exigido no número anterior, a Assembleia-geral reunirá meia hora depois com qualquer número de associados presentes."



Lista A

De acordo com o estipulado no Regulamento Interno da Associação Oficina do Cego, vimos por este meio apresentar a candidatura da seguinte lista, indicando desde já os nomes dos associados candidatos a que papéis dos órgãos da associação:

Para a Direcção da Associação
Pedro Moura, associado nº 5, para Presidente da Direcção
Cláudia Dias, associada nº 6, para Primeira Vogal da Direcção
Manuel Leitão, associado nº 9, para Segundo Vogal da Direcção
            Para a Mesa da Assembleia-Geral
                        Sara Figueiredo Costa, associada nº 7, para Presidente da Mesa
                        Catarina Figueiredo Cardoso, associada nº 20, para Primeira Secretária da Mesa
                        António Coelho, associado nº 3, para Segundo Secretário da Mesa
Para o Conselho Fiscal
            José Feitor, associado nº 1, para Presidente do Conselho Fiscal
            Lucas Barbosa, associado nº 30, para membro do Conselho Fiscal
            Isabel Baraona, associada nº 4, para membro do Conselho Fiscal

O programa desta lista consiste nos seguintes pontos:
1.      Um programa de continuidade em relação à anterior Direcção, procurando corrigir modos de funcionamento, de comunicação e de usufruto do espaço e património, por força da recente mudança de espaço de trabalho e condições do seu funcionamento;
2.      Fomentar uma progressiva abertura ao envolvimento de todos os associados no máximo do funcionamento, acções, projectos e vida social da associação;
3.      Uma cada vez maior agilização dos instrumentos de funcionamento previstos, compreendo:
a.       O plano de edições anual, que se pretende expandir e tornar transparente e público quer junto aos associados quer junto ao público em geral
b.      As formações, que desejamos multiplicar e expandir, em termos de saberes disciplinares, formadores envolvidos, cruzamento de técnicas mas também na efectivação dos seus resultados
c.       No seguimento do ponto anterior, uma procura de condições que possam fomentar a formação de um público mais jovem, até mesmo infantil
d.      O usufruto dos saberes e do património técnico e material da associação pelos seus associados, de maneira a criar riqueza interna e uma mais íntima relação com os associados, através de um mapa de ocupação e uso do espaço e ferramentas disponibilizadas
e.       A comunicação directa com os associados, através de vários meios pessoais de comunicação, tal como ofertas para associados com as quotas em dia
f.        Uma maior exposição dos trabalhos e acções da associação junto ao público em geral
g.       Uma articulação dos nossos projectos ou eventos com outras entidades, públicas ou privadas, colectivas ou individuais, que levem a uma conjunção de esforços, melhoria de condições de trabalho e exposição, e uma mais eficaz comunicação
4.      Uma procura por uma vida social aberta que fomente o uso do espaço como ponto de encontro e convívio entre associados, assim como de discussão, debate e desenvolvimento de trabalho junto a um público especialmente interessado. Com esse fito, prevemos:
a.       A organização de exposições, quer de projectos desenvolvidos pela própria associação ou no seu seio, inclusive os resultados dos vários módulos formativos, quer de projectos pertinentes que sejam apresentados por associados ou mesmo terceiros
b.      A organização de eventos em torno de áreas relacionadas com os nossos propósitos ou contíguas, sob a forma de mostras bibliográficas, ciclos de cinema, de mesas-redondas, debates, workshops temáticos
c.       A manutenção de um calendário regular de “porta aberta”, levando a que se criem entre os associados hábitos regulares de usufruto do espaço, seja para o desenvolvimento de projectos próprios seja para convívio
5.      Uma mais concertada gestão do património próprio da associação, assim como dos seus bens financeiros, elaborando um mapa de curto, médio e longo prazo de aquisição de equipamento, com prioridades claras e integradas no pleno funcionamento das formações, eventos e outras acções indicadas acima.
6.      Uma mais eficaz distribuição de funções e concentração de tarefas, de maneira a tornar mais céleres e claras as respostas exigidas à associação pelos seus associados ou terceiros, sem nunca colocar em causa a liberdade de todo e qualquer associado se envolver em todos os seus aspectos.



segunda-feira, 1 de outubro de 2012

OC no JAB, OK?

Já circula por aí o último número do Journal of Artist's Book, publicação norte-americana de Brad Freeman, e que é exclusivamente dedicado ao panorama português da edição de livros de artista. Mas há mais... é que este número especial teve como co-editoras Catarina Figueiredo Cardoso e Isabel Baraona, associadas da Oficina do Cego, e ainda um artigo de Pedro Moura. Escusado será dizer que "puxámos a brasa à nossa sardinha"... Inde ber.

Informamos ainda que está agendado o seu lançamento em Portugal, e uma apresentação, no dia 17 de Outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, associado, de certa forma, à exposição Tarefas Infinitas (mais informações, ver aqui, em "Actividades Paralelas"), mas já este dia 3 haverá uma conversa em torno de temas contíguos . A revista estará à venda em Lisboa na livraria STET e noutros locais.