quarta-feira, 23 de julho de 2014

SEXTA FEIRA SOCIAL | 25 DE JULHO

Na próxima sexta-feira o momento social da Oficina do Cego decorrerá no Atelier RE.AL, a partir das 19 horas, na Rua Poço dos Negros nº 55, em Lisboa:

MOSTRA DAS EDIÇÕES PRODUZIDAS NO CURSO de AUTO-EDIÇÃO DA OFICINA DO CEGO 2014 E, APRESENTAÇÃO DO PRÉMIO OFICINA DO CEGO, DESTINADO A PREMIAR E ESTIMULAR A EDIÇÃO INDEPENDENTE

A Oficina do Cego visita mais uma vez o Atelier RE.AL, desta vez, num primeiro momento, para mostrar as edições produzidas no âmbito do curso de Auto-Edição da Oficina do Cego que teve no ano de 2014 a 3ª edição e, num segundo momento, fazer a apresentação pública do Prémio Oficina do Cego que nasce agora igualmente com o propósito de premiar e estimular a produção de edições independentes.
O curso de Auto-Edição surgiu pela necessidade de criar uma oferta formativa que preenchesse uma lacuna em Portugal: a preparação teórico-prática necessária para desenvolver projectos de auto-edição de publicações com natureza gráfica. A primeira edição do curso, levada a cabo nas instalações da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, em 2011, foi assim apresentada: “Esta formação cria uma ponte entre a aquisição e a aplicação efectiva de competências em artes gráficas – segundo o lema “aprender, fazendo”. Os módulos de trabalho privilegiam a familiarização e a experimentação de técnicas de impressão e pós-impressão potencialmente complementares: serigrafia, tipografia de caracteres móveis, linogravura, impressão stencil, técnicas artesanais de encadernação, entre outras, dotadas de capacidades expressivas e comunicacionais raramente exploradas no universo editorial comercial. Sem comprometer a especificidade de cada técnica, os enunciados propostos terão sempre como objectivo nuclear a criação de uma publicação única de autoria singular, de carácter essencialmente gráfico”. Três anos depois, no momento em que completamos a terceira edição do curso, não temos vontade de alterar uma vírgula àquele texto fundador, na certeza de que o esforço desenvolvido se aproxima cada vez mais do verdadeiro propósito desta formação. Na edição de 2014 participaram as formandas Carolina Freitas, Elisabete Calixto, Joana Silva, Marta Moreira e Sílvia Pita, que agora apresentam as publicações que conceberam e executaram ao longo de cinco meses de aprendizagem e experimentação.
Como complemento ao estimulo editorial iniciado com o curso de Auto-Edição, a Oficina do Cego — Associação de Artes Gráficas decidiu instituir um Prémio que irá premiar e distinguir uma edição independente, dentro das tipologias de auto-edição, livros de artista, fanzines e outros objectos gráficos.

Sem comentários:

Enviar um comentário