terça-feira, 30 de dezembro de 2014

ANO NOVO.

Estamos neste momento a receber os exemplares físicos de todos os proponentes ao Prémio de edição independente da Oficina do Cego.
Para já, o que temos a dizer é que o circuito é muito variado e saudável, e esperamos que esta experiência forme uma qualquer comunidade e isso possa continuar a reforçar-se mutuamente...
E no meio das publicações, já presentes, dedicatórias, envelopes ilustrados e recados pertinentes... Fiquem com alguns (criados por André Pereira e Bruno Ministro) para entrarem bem em 2015!
BOM ANO!

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Dies Natalis Solis Invicti.

Quer se acredite no nascimento de um profeta judeu na Palestina do século I, quer se celebre antes o Solstício de Inverno e o início do regresso do astro-rei à sua glória, quer se sacrifiquem certas espécies animais para decorar a mesa da Consoada, quer se celebre mais cedo a passagem do ano (o de 2015, ou de 1435, de 5775, de 4347, de 2558, de 4712, de 13.0.2.0.12, de 1388534400-1420070399, de 12014 ou outro qualquer), quer simplesmente se encontrem familiares, amigos e emigrados, quer até mesmo seja totalmente indiferente, a Oficina do Cego deseja aos seus associados e amigos Boas Festas!
Por ocasião das férias escolares, de trabalho e o prolongado tempo de digestão necessário, estaremos encerrados nas duas próximas Sextas-Feiras, retomando o trabalho regular no dia 8 de Janeiro.
Até lá, divirtam-se e boas rabanadas, filhozes, coscurões, azevias, brinhóis, sonhos, doces de abóbora, priscos, aletria, arroz doce... burp.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

SEXTA FEIRA SOCIAL | 19 DEZEMBRO | 18h-22h

Desta feita, estaremos efectivamente ocupados na produção de um dos próximos volumes da colecção Abstrusa.

Uma oportunidade para verem o mestre tipógrafo em acção, ao encontro da melhor mancha de texto possível.

Haverá outros pequenos trabalhos a fazer, e os associados e amigos estão convidados a participar, ver, ou simplesmente conviver.

Víveres e potáveis disponíveis. 

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Prémio Oficina do Cego: 2ª fase!

Que prateleiras existirão no futuro, bem ou mal alinhadas, mas dobrando-se com o peso das edições sobre as quais desejamos dar alguma atenção?

Num momento em que se publica tanto - e não entraremos na discussão de "qualidades" -, é necessário um momento para respirarmos com calma para observar certos objectos que podem escapar dos radares mais convencionais. 

Tendo chegado ao fim da 1ª fase do Prémio, e esperando agora receber as cópias físicas das publicações que desejam entrar na 2ª fase, e final, esperamos concorrer para prateleiras futuras, e carregadas.

Em breve, divulgaremos a lista dos livros a concurso.

Nota: todos os concorrentes terão recebido uma mensagem privada para os seus endereços.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Oficinas para os mais novos com o dedo da Oficina do Cego, dias 22 e 23 de Dezembro na Galeria Quadrum




Dos 6 aos 10 anos estão todos convidados




De manhã:
"Segredos nos dedos"
Os nossos dedos cumprimentam, desenham, marcam, mexem, apontam, pisam, contam.
Com eles descobrimos o mundo e construímos mundos. Esta é uma oficina de expressão plástica e corporal, onde vamos explorar o corpo em movimento e a sua relação com o espaço, com os outros e com objetos criados por nós.

FORMADORA: Rita Roberto

À tarde:
"O papel rasgado também conta histórias"
Nesta oficina de expressão plástica vamos transformar
papel pela ação das mãos. Primeiro rasgamos papeis de várias cores, texturas e espessuras, de seguida, através de um jogo de escondidas, reencontramos novas formas nos pedaços que foram rasgados. O que nos surpreende? Que histórias nos contam?
Da exploração de técnicas de impressão faremos múltiplos das nossas criações.

FORMADORA Alexandra Baudouin

Mais informações: alexandrabaudouin@hotmail.com; ritaroberto@gmail.com

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

TERCEIRA EXPEDIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO OFICINA DO CEGO







A associada Catarina Figueiredo Cardoso, coleccionadora e organizadora desta exposição, disponibilizou-se para nos guiar numa visita personalizada.

Foi no passado dia 22 de Novembro

A exposição está patente na Biblioteca Nacional de Portugal até ao dia 31 de Janeiro.

9000 FORMAS DA FELICIDADE
Livros das Edições Pulcinoelefante
na Colecção de Catarina Figueiredo Cardoso

Os livros de Alberto são quatro ou seis folhas de papel Hahnemühle tamanho A4 dobradas em A5. Contêm um aforismo ou um pequeno poema impresso em caracteres móveis, e uma ilustração: uma impressão digital dos desenhos de Alberto, uma xilografia de Adriano Porazzi, águas-fortes, litografias, fotografias, colagens, desenhos e pinturas com todas as técnicas, ready-mades, esculturas, as intervenções mais variadas. As tiragens vão de 15 exemplares a 30 ou 35. Os livros são numerados sequencialmente.
Com esta escolha, procuro revelar a variedade, a riqueza, a alegria quase sempre, que estes livrozinhos (os libricini do Alberto) encerram e desvendam. Há um núcleo de livros de Alda Merini, outro de Pulcini escritos e ilustrados apenas pelo Alberto. Mas há sobretudo a poesia e a beleza intrínsecas a umas quantas palavras, a uns traços no papel, à harmonia da sua conjugação.
Pulcinoelefante é a editora de Alberto Casiraghy. Nasceu em Osnago (Cantù, Como, Itália) em 1982, numa tarde ventosa.  

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

SEXTA FEIRA SOCIAL | 5 NOVEMBRO | 18h-22h

Preparando-nos para o jantar de Natal na Oficina do Cego (exclusivo para associados) no dia 12, esta Sexta-feira estará reservada para a continuação de vários projectos em curso. 

Será uma oportunidade para amigos, curiosos e indecisos em se tornarem associados de verem alguns dos métodos de trabalho em acção e verem o surgimento de novas publicações.

Comes e bebes do costume.