terça-feira, 8 de dezembro de 2015

DIA 12 | LANÇAMENTOS

Para além da Feira do Livro e das rifas da Oficina, temos dois lançamentos agendados para sábado (entre as 14H e as 19H). Trata-se dos volumes 05 e 06 da Colecção Abstrusa. O nº 05, A Serpente & o Rio, ficou a cargo da Sarah Duvignau e apresenta uma ilustração em zig-zag com uma atividade de descoberta estético-lúdica para um público infantil. O nº 06, Notes ios, apresenta um trabalho conceptual do net artist Filipe Matos, uma abordagem narrativa a partir do ambiente gráfico dos monitores dos nossos aparelhos portáteis, um autêntico 24 hour mobile book. Ambas as edições estão numeradas e carimbadas, num total de 50 exemplares. Foram executadas na Oficina utilizando as técnicas da tipografia de caracteres móveis, serigrafia, nylonprint e impressão digital.

Sobre a Colecção Abstrusa escreveu-se o seguinte:
A Colecção Abstrusa será um exercício de liberdade editorial, à laia da Oficina do Cego, que tem uma maneira muito própria de levar a água ao moinho. Vejamos: É sexta feira. Social. Alguém se chega à frente com um palpite. Pouco depois agitam-se lápis, goivas, caracteres. Discute-se um pouco. Refresca-se o processo para o tornar mais fluído. Desenha-se mais. Tira-se medidas. Faz-se um mono. A sexta acaba com última reunião editorial com notas de entusiasmo. E umas semanas depois aparece o objecto: um livrinho (146 X 210 mm), com capa tríptica, 16 páginas de miolo, de conteúdo incerto e técnica de impressão e execução multifacetada. E estas serão as únicas certezas. 
Faremos a colecção Abstrusa até que nos doa a paciência. Ninguém sabe quantos números terá e maldiremos os que tentarem adivinhar. Esperamos que os associados se atrevam a apresentar as propostas mais diversas e que os impressores tenham a habilidade de as transformar em novos tomos desta aventura.
E abstrusa ela será e, como o futuro, incerta.


Venham conhecer estas novas edições






Sem comentários:

Enviar um comentário