quarta-feira, 15 de julho de 2015

SEXTA FEIRA SOCIAL | 17 Julho | 18H - 22H



Na sua última Sexta-feira antes do encerramento para férias (e limpezas!), a Oficina do Cego abre as portas para mais um dos seus convívios associativos, ao mesmo tempo que dá mais um novo passo na sua produção.

Será lançado o primeiro tomo de uma nova colecção de poesia, sob a forma de um volume num formato pequeno, tipografado, no interior de um envelope, e endereçado a todos os interessados.

Esta colecção intitular-se-á Meio-Caminho, homenageando a instituição do Código Postal, esperando que o resto do caminho seja cumprido pelos leitores. Os editores são Cláudia Dias, da Oficina do Cego, e Sebastião Belfort Cerqueira, organizador dos encontros "Poesia no Museu", do Museu da Música, e editor. 

O primeiro volume está a cargo do poeta Ramiro S. Osório, autor de volumes de poesia na margem dos prémios bem-pensantes - Superstrass (Moraes), As 21 noites & os 12 Valiums (& Etc.) - à literatura para crianças à margem da etiqueta bem-comportada - A lua prometida (Afrontamento). O autor estará presente, e haverá leitura.

Depois desta Sexta, estaremos encerrados durante o resto do mês de Julho e todo o Agosto, salvo acções dos associados noutras paragens. Reabrimos em Setembro, com nova pujança e novidades para o regresso à escola.

Comes e bebes, como sempre. 

quinta-feira, 9 de julho de 2015

SEXTA FEIRA SOCIAL | 10 JULHO ! 18H - 22H

Estão todos convidados para o lançamento do livro de receitas FRUTA TINTA FEIA
O livro é o resultado de um convite feito à comunidade da Fruta Feia e reúne algumas das melhores receitas elaboradas com frutas e verduras feias que compõe a cesta semanal.

O desafio foi a realização do livro, desde a fabricação das tintas serigráficas a partir de flores e frutas feias (tintas de amora, limão, morango, ...) até à encadernação passando pela impressão manual em serigrafia. Tudo obra da Élise Hallab com uma pequena ajuda dos associados da Oficina.

O livro estará em venda com alguns cartazes feios !

terça-feira, 7 de julho de 2015

ZILÊNCIO: "RUÍDO"



Por ocasião do Festival Silêncio, organizado pela CTL, a Oficina do Cego foi convidada, com a Flanzine, a coordenar um projecto editorial. Organizou-se uma pequena mostra/feira de fanzines e edição independente durante os dias 4, 5 e 6 de Julho, e convidaram-se 9 plataformas editoriais a participar numa publicação especial.

A Zilêncio, cujo sub-título ou tema é "ruído", é uma publicação mutante que conta com a participação dos amigos (editores e colaboradores) da Nicotina Zine, da Bíblia, da Cru, da Oficina Arara, da Façam Fanzines e Cuspam Martelos, da Apócrifa, e do Clube do Inferno, para além da própria Flanzine e a Oficina. Cada um destes colectivos contribuiu com um spread (uma folha dobrada), tendo total liberdade nos seus conteúdos e podendo procurar várias soluções formais. Assim, encontraremos aqui páginas de poesia, prosa, fotografia, desenhos, banda desenhada, composições gráficas, e outros encontros não-identificados. Há spreads impressos a offset, outros digitalmente, há risografia, serigrafia, tipografia e fotocópias, oscilando do A4 ao A6 e outras coisas pelo meio. Há coisas a uma cor, a duas, a todas. 

Os spreads foram entregues à Oficina, na própria feira (no jardim D. Luís I), tendo nós participado com a capa (impressa algumas a preto e outras a branco) e depois a montagem: encasaram-se os spreads e procedeu-se à sua encadernação com cozedura com fio, picotagem e colagem da capa. Todas as publicações têm mais ou menos o mesmo conteúdo: os spreads são todos iguais (salvo formas de dobragem ou corte das imagens originais, o que leva a algumas variações), mas a sua ordem de encasamento foi aleatória. Logo, haverá uma publicação que poderá ter o spread da Oficina Arara no meio, outros os poemas da Apócrifa, outros ainda começando com as folhas da Bíblia e terminando nas do Clube do Inferno, ou começando no Inferno e acabando na Bíblia. Seja, portanto, o que Deus e o Diabo quiserem. 

As capas estão fechadas, e só depois de as abrir poderão descobrir o que calhou.

O preço de venda é de 6 Euros, e é vendido sobretudo pela própria CTL, mas a Oficina tem uns quantos exemplares para vender. 

(fiquem com algumas imagens de alguns dos exemplares; a maioria das fotografias são do Mao, do Clube do Inferno)




















E uma imagem da banca da Oficina, com as Zilêncios em destaque...